O Sindicato dos Servidores do Município de Candeias (SISEMC) realizou no último dia 08 de junho, no auditório do Siticcan, uma assembleia geral. A pauta do encontro foi o resultado de uma audiência pública realizada no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/Ba) sobre a greve dos servidores municipais.

De acordo com a Assessoria Jurídica do sindicato, uma decisão liminar da Justiça tinha determinado que 30 % dos servidores voltassem aos serviços gerais e 60 % voltassem a realizar os serviços essenciais. Entretanto, durante a audiência o preposto da Prefeitura tentou passar uma impressão de que os servidores e sindicato teriam descumprido essa determinação.

Entretanto, o sindicato sempre tem cumprido as determinações da Justiça.

“O sindicato, antes da greve, tentou durante meses a negociação. Mas não foi concedido reajuste pela Prefeitura, sequer a reposição inflacionária. Continuamos mobilizado na luta pelos trabalhadores”, afirmou o presidente do SISEMC, Juscelino Santos.

Na audiência de conciliação realizada no TJ a Prefeitura continua apresentando a proposta de reajuste de 0 %. A Prefeitura alega que já está no limite de gastos de pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Diante desse impasse, a Assessoria Jurídica do sindicato está tentando junto ao TJ que o direito de greve aos servidores seja liberado. A Justiça não deferiu o corte de pontos dos funcionários durante a greve. O sindicato também solicitou que a Justiça analise a planilha de gastos da Prefeitura de Candeias.