Em reunião pública realizada na última quinta-feira (7), no Espaço Brunu´ s, no Centro da cidade, o Sindicato dos Servidores do Município de Candeias (SISEMC)  através de seu presidente Juscelino Santos, apresentou aos servidores, ao prefeito Dr. Pitágoras, e aos secretários da Educação, Cássio Vinícius, e Administração, Carlos Guedes, suas razões contra os critérios  da concessão da licença-prêmio.

A administração municipal publicará as licenças-prêmio no Diário Oficial do Município.

A programação da atual licença-prêmio para os professores “contempla” aqueles que estão em situações de enfermidade e, como dever da Prefeitura, esses profissionais têm o direito à licença-prêmio, mas este direito precisa ser estendido aos demais. “O professor vai receber sua licença para apenas cuidar da sua saúde e não para gozar de um direito adquirido”, disse Juscelino Santos, presidente do SISEMC.

Como solicitação formal perante os presentes, o presidente do SISEMC informou ao prefeito Dr. Pitágoras que a licença-prêmio pode ser estendida aos demais profissionais que servem à educação. Ele ainda afirmou que a Prefeitura deve observar melhor os demais servidores para a contemplação de licenças.

Para Juscelino Santos, a criação da Associação dos Profissionais da Educação de Candeias (ASPECAN) foi fundamental para reivindicar o respeito e a ampliação dos direitos dos trabalhadores de educação, dando direcionamentos ao sindicato: “Foi fundamental, pois eles agregaram conhecimento sobre  a educação do município e isso nos motivou a buscar mais objetivos nesta luta, inclusive trazendo para as discussões o Poder Público e podemos assim cobrar cara-a-cara meios que proporcionem avanços para todos”.

Juscelino Santos também ressaltou durante a reunião a importância das ações, acima das palavras.

E ressaltou que “também é necessário que a Prefeitura contribua para a melhoria da qualidade de vida dos servidores, assim como venha a ofertar melhores condições de trabalho para todos”.