Em entrevista realizada na tarde desta quarta, 27, o presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Candeias (SISEMC), Juscelino Santos, falou à Rádio Baiana FM, no Programa Baiana Livre, sobre assuntos referentes ao repasse de verbas federais à Prefeitura para a quitação dos precatórios do FUNDEF. Também deu breve explicação sobre a criação e a importância da confederação de servidores e o panorama de reivindicações de benefícios para os servidores já no início de 2018.

Os apresentadores Uilson Vitor e Fernanda Cruz perguntaram sobre assuntos diversos e Juscelino não fugiu das perguntas, mostrando que é um presidente de luta e está nas ruas pelos direitos dos trabalhadores.

Sobre os Precatórios do FUNDEF, assunto recorrente na pauta do SISEMC, as principais informações foram sobre a Mesa Técnica, já instalada, que se reunirá mais uma vez em janeiro; e o repasse das verbas federais e sua divisão para utilização. De acordo com Juscelino, já há data para a reunião da Mesa Técnica e o valor a ser recebido pela Prefeitura será acompanhado pelo Ministério Público: “No próximo dia 25 de janeiro a Mesa Técnica vai se reunir para tratar da divisão da verba que será recebida ainda nesse primeiro semestre. Sessenta por cento do valor é devido aos profissionais da educação e os outros 40% serão para investimentos que a Prefeitura deverá fazer em educação, podendo aproveitar também para investir no pessoal auxiliar, como merendeiras, auxiliares de serviços gerais e vigilantes”, disse.

O presidente falou também sobre o período delicado que o SISEMC passou mas que já foi retomado o espírito de lutas por mais direitos e que seu intuito é de poder colaborar com todas as categorias.

Já sobre a criação da Confederação dos Servidores Públicos Municipais da Bahia (CSPM), Juscelino afirmou que “é importante irmos além das centrais sindicais para organizar demandas e fortalecermos nossa formação sindical a partir das experiências de cada categoria em diferentes regiões, ampliando o engajamento político e auxiliando um ao outro no que diz respeito aos benefícios, realizando estudos comparativos”, finalizou.