O Sindicato dos servidores municipais de Candeias (SISEMC) apoia a Campanha do Dezembro Vermelho. O foco da ação neste ano é na população jovem, faixa etária de maior incidência da infecção sexualmente transmissível.

O objetivo da Campanha Dezembro Vermelho é sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV e a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento.

Diversos estudos já demonstraram, por exemplo, níveis indetectáveis de HIV no organismo de uma pessoa que vive com o vírus e esteja em tratamento antirretroviral significa que o vírus deixa de ser transmitido a outras pessoas. Este é um passo importante para que se consiga cumprir o compromisso, assinado na Declaração de Paris, de acabar com a epidemia de AIDS enquanto ameaça à saúde pública até 2030.

Segundo dados mais recentes do UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, cerca de 37,9 milhões de pessoas viviam com HIV em todo o mundo até dezembro de 2018 e, destas, 24,5 milhões tinham acesso à terapia antirretroviral – medicamentos capazes de salvar vidas – até junho deste ano. Apesar deste enorme avanço, o mundo ainda registrou 1,7 milhão de novas infecções em 2018 e 770 mil mortes em decorrência da AIDS.

Na Bahia, até setembro deste ano, 455 pessoas vieram a óbito por causa da doença. Em 2018, esse número foi de 574 e, em 2017, 623 óbitos foram registrados.

“Precisamos apoiar esta causa e ajudar na divulgação, informando a todos dos cuidados necessários e da importância da prevenção, principalmente, entre os jovens. A educação exerce um papel fundamental na conscientização das pessoas”, disse Juscelino Santos, presidente do SISEMC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here