Sindicato é um conjunto de pessoas de um mesmo setor de atividade, ou categoria, que tem por objetivos principais a defesa dos interesses desse conjunto de trabalhadores e a organização de paralisações e outros eventos voltados à conquista de melhores salários, condições e ambientes de trabalho decentes e seguros.

Quanto mais organizados e engajados na luta os trabalhadores estiverem, sob a coordenação de seu sindicato, mais perto estarão das vitórias. Sindicalizar-se e participar ativamente das lutas é tornar-se protagonista de conquistas. É fortalecer seu sindicato e, consequentemente, o conjunto dos trabalhadores. Mas não basta sindicalizar-se e pronto! O trabalhador precisa manifestar-se e lutar por novas conquistas e pela dissolução dos problemas que afetam o coletivo.

Todos sabem que a relação entre capital/trabalho está, há tempos, frágil. Enfrentamos forças poderosas e mesquinhas. Mesmo assim, a luta do movimento sindical, ao longo da história e com a participação dos trabalhadores, vem obtendo conquistas importantes, além de consagrar outras já constantes na CLT, como o 13º salário, férias, abono de 1/3 nas férias, FGTS e licença-paternidade, entre outros.

Sem contar os serviços e benefícios que os sindicatos oferecem aos seus associados, como o fechamento de bons acordos, máquinas e locais de trabalho seguros, assessoria jurídica, descontos em convênios médicos e odontológicos, clubes de campo e colônias de férias para o lazer ao lado dos seus familiares.

Em resumo, é importante que os trabalhadores sejam sindicalizados. São os sindicatos que erguem a bandeira da defesa dos direitos e sua ampliação. São eles que endurecem nas negociações com o patronal quando eles se recusam a valorizar os seus empregados. São eles que vão pra cima quando o texto de um acordo ou convenção coletiva não está sendo respeitado.

Só a estrutura sindical, seu empenho e capacidade de organização e mobilização são capazes de unir e transformar o dia a dia dos trabalhadores brasileiros. Sindicalizem-se!

Por Paulinho da Força

Transcrição de artigo publicado no site da Força Sindical.