O Sindicato dos Servidores do município de Candeias (SISEMC) defende a aprovação do Projeto de Lei 5357/20, em tramitação na Câmara dos Deputados, que estabelece novas metas no âmbito do Plano Nacional de Educação (PNE) para valorizar o exercício do magistério no serviço público de ensino.

Uma das metas do PL é equiparar o rendimento médio dos professores ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência do PNE, além de elevar o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, de modo a alcançar, em 2024, o dobro do valor estabelecido para 2014.

Além disso, o PNE terá como meta assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino.

“O parlamento brasileiro deve priorizar as pautas ligadas à educação. Os professores precisam de políticas que garantam salários dignos e justos. Defendemos projetos que valorizem os professores e, sobretudo, a educação que é tão deficitária no nosso país”, disse Juscelino Santos, presidente da entidade.

Fonte: Agência da Câmara dos Deputados