Com apoio e suporte do Sindicato dos Servidores do Município de Candeias (SISEMC) foi criada nesta quarta, 6, a Associação dos Profissionais em Educação de Candeias (ASPECAN). Estiveram presentes o presidente Juscelino Santos, o assessor Washington Paraguaçu, o diretor administrativo Murinaldo Dionísio e a secretária Fabiana Silva.

“O nosso sindicato tem dado todo apoio à luta em defesa da manutenção e ampliação dos direitos dos valorosos profissionais da educação de Candeias”, disse Juscelino Santos. De acordo com o dirigente sindical, essa criação fortalece a luta dos profissionais em educação de Candeias, por melhores condições de trabalho e salários dignos.

A Direção Executiva da ASPECAN está formada por Edilene (diretora administrativa), Josilene (diretora financeira), rafael (diretor de imprensa), Adeilda (diretora social e de formação), Maria das Graças (diretora distrital) e Regina (secretária de patrimônio). Os suplentes são Elisete, Rosineide e Marcone.

Nas Secretarias Setoriais, Vânia será a representante da educação infantil, Angélica representará a educação especial, Ane a educação fundamental I, Valdíria será a representante da educação fundamental II e marli Sales representará a educação de jovens e adultos I e II. Fátima, Rubenita, Sueli Nery e Laércio serão os suplentes nessas secretarias.

O Conselho Fiscal fica a cargo dos titulares Carmem, Maria do Amparo Teles e Luís, tendo como suplentes Sônia, Jil e Juciêda.

Precatórios do FUNDEF

O sindicato também tem sido forte na luta pelos precatórios do FUNDEF, que são decorrentes de uma ação judicial de municípios e Estados contra a União. Durante a vigência do FUNDEF, o Governo Federal deixou de repassar parte dos recursos aos municípios referentes ao valor-aluno. Para compensar essas perdas, as prefeituras entraram na Justiça reclamando o pagamento da verba devida. Após uma longa batalha nos tribunais, o Governo Federal está sendo obrigado a quitar essa dívida. A ação já foi transitada e julgada. Como o FUNDEF foi criado para valorização do Magistério, somente os profissionais do magistério têm direito ao precatório.