Diversos vigilantes municipais ocuparam o plenário da Câmara de Vereadores durante a sessão ordinária desta terça-feira (5). Eles protestaram contra uma suposta alteração na jornada de trabalho. Ainda de acordo com a categoria, a pauta de reivindicações também contempla a efetivação da guarda municipal e o plano de cargos e salários dos servidores. Segundo Juscelino Santos, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Candeias (SISEMC), “esta alteração da jornada prejudica a categoria”.
“O prefeito está querendo mexer na escada dos vigilantes. Os vigilantes têm 14 anos que fazem essas horas extras e já diminuíram o salário. Tem vigilantes que pagam pensão e tem empréstimo em banco e se realmente ele mexer com esse dinheiro dos vigilantes, os pais de família vão passar fome. Outra situação é a tirada dos vigilantes dos postos de serviço durante o dia, como por exemplo, as escolas que vão ficar sem segurança”, afirmou Dailson Alves, da Associação dos Vigilantes Municipais de Candeias.

Guarda Municipal

O sindicato também defende a criação da Guarda Municipal de Candeias. “Essa questão envolve diversos aspectos. A criação da guarda precisa vir acompanhada de equipamentos necessários para os vigilantes”, afirmou Santos. Segundo ele, “embora a Guarda Municipal não tenha a função de coibir o crime, como a Polícia Militar, por exemplo, com certeza ficaria uma sensação de mais segurança na cidade”.
Ele também afirma que a criação da Guarda Municipal irá valorizar os vigilantes municipais.
A criação da Guarda Municipal de Candeias já foi aprovada pela Câmara Municipal em 2002. Mas até hoje ainda não foi efetivada.