Com total apoio do SISEMC, os vigilantes de Candeias participaram do Encontro de Guardas Municipais do Sisal, durante os dias 26, 27 de agosto, em Serrinha. Ocorreu lá o curso de 1° Nivelamento e treinamento de noções táticas e técnicas operacionais.
As atividades desenvolvidas buscaram aprimorar as técnicas dos agentes, dentre elas: sobrevivência policial; técnicas específicas de patrulha; emboscada e contra emboscada em viatura.Também ocorreram aulas sobre a utilização de bastões e algema; segurança de autoridades, ordem unida e noções de trânsito. O curso foi promovido pela AGMSISAL.
Guarda Municipal em Candeias
O sindicato também defende a criação da Guarda Municipal de Candeias. “Essa questão envolve diversos aspectos. A criação da guarda precisa vir acompanhada de equipamentos necessários para os vigilantes”, afirmou Juscelino Santos, presidente do SISEMC. Segundo ele, “embora a Guarda Municipal não tenha a função de coibir o crime, como a Polícia Militar, por exemplo, com certeza ficaria uma sensação de mais segurança na cidade”.
Ele também afirma que a criação da Guarda Municipal irá valorizar os vigilantes municipais.
A criação da Guarda Municipal de Candeias já foi aprovada pela Câmara Municipal em 2002. Mas até hoje, quinze anos depois, a GM de Candeias não foi criada.