Em 2019, os profissionais das redes públicas da Educação Básica, com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais receberam salários menores do que o Piso Nacional do Magistério estabelecido pela legislação. Eles receberam o piso salarial referente ao ano de 2018, que era de R$ 2.455,35, e não R$ 2.557,74, referente à 2019.

Inclusive, em 2020 já saiu o novo reajuste. O Piso Nacional do Magistério deve passar de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,15 em janeiro de 2020 – um reajuste de 12,84%.

O presidente do Sindicatos do Servidores de Candeias (SISEMC), Juscelino Santos, “será que vamos entrar no segundo ano, sem o prefeito respeitar a legislação federal e não pagando o piso salarial estabelecido para os professores. Isso é um absurdo, pois são eles os formadores dos cidadãos de amanhã”, disse.

Juscelino Santos questiona “cadê o compromisso do prefeito com a educação pública e com os professores?”