No próximo dia 05, a partir de 08 horas, ocorrerá uma assembleia geral dos servidores do município de Candeias, na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes. Uma das pautas será o descaso da administração do Dr. Pitágoras com a educação municipal.

A Creche Antônia Magalhães está completamente abandonada pela gestão municipal. “Trata-se de um desrespeito absoluto com as crianças da Educação Infantil. Uma creche em estado de penúria, cercada de matos por todo lado e com risco das crianças contraírem dengue”, afirmou o presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Candeias (SISEMC), Juscelino Santos.

Além disso, nos três primeiros meses a gestão municipal descumpriu a legislação federal (Lei n° 11.738) e não pagou aos professores o salário correto, com o novo Piso Nacional da Educação. Para um professor com formação de Nível Médio e jornada semanal de 40 horas semanais o novo piso é de R$ 2.455,35. E os professores graduados e pós-graduados que estão sem reajuste receberam do prefeito a proposta de um reajuste irrisório, de apenas 1 %.

“É curioso. Quando o ex-prefeito concedeu um reajuste de 12%, Dr.Pitágoras, à época vereador, afirmou que era uma esmola. E, agora? O que ele está oferecendo?”, indagou Juscelino Santos.

Até mesmo uma diretora de escola municipal em Candeias recebe como salário RS 998,00, exatamente o valor de um salário-mínimo.